terça-feira, 26 de novembro de 2013

JOÃO BATISTA PONTES, ESCREVE COM MAESTRIA SOBRE A PREOCUPANTE SITUAÇÃO DE INERCIA DE NOVA RUSSAS...

Por que Estamos sendo Excluídos?

vozativa 26 de novembro de 2013 0

Recentemente tomei conhecimento, pela imprensa oficial que a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado do Ceará estava realizando uma reunião com municípios do Estado selecionados para participarem do Projeto Paulo Freire, financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
A reportagem afirmava que, por meio do mencionado programa, recursos da ordem de R$ 162,2 milhões (cento e sessenta e dois milhões e duzentos mil reais) serão aplicados, entre os anos de 2013 e 2019, no desenvolvimento de projetos produtivos a serem implementados em municípios do Estado com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), com o objetivo de “reduzir a pobreza rural no semiárido cearense no âmbito agrícola e não agrícola, com foco principal em jovens e mulheres”.
De imediato pensei: “Nova Russas atende a todos os requisitos e sem dúvida vai ser beneficiada com este projeto”. Fui verificar a relação dos municípios selecionados e lá não encontrei Nova Russas. Fiquei perplexo, triste, desolado…
Inconformado, escrevi de imediato à Assessoria de Comunicação da SDA, na tentativa de obter informações sobre os critérios para a seleção dos municípios; seo município de Nova Russas havia ou não se candidatado e; em caso positivo, por que não tinha sido selecionado.
Aproveitei para perguntar, também, se a SDA poderia informar quais os motivos determinantes para a suspensão das atividades da usina de processamento de biodiesel de Crateús e se aquele órgão, ao qual está vinculada as ações de apoio à produção de biodiesel, tinha alguma notícia ou que providências estavam sendo adotadas para a retomada da operação da referida usina.
Isto porque, Segundo os dados divulgados pelo IBGE, a mamona aparece com um dos poucos produtos agrícolas do Município de Nova Russas. Assim, penso que o funcionamento da usina de processamento de biodiesel de Crateús é de relevância para os pequenos produtores agrícolas do Município. E pergunto: por que esta usina está parada? Que providências estão sendo adotadas para a retomada de suas operações? Não seria o caso de pleitear que fosse encampada pelo Governo do Estado ou pela Petrobrás? E fico sem resposta…
Mas recentemente tomei conhecimento, também pela imprensa oficial, do resultado da seleção, pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), de 49 (quarenta e nove) novos municípios que tiverem seus projetos aprovados e serão integrados ao Cinturão Digital do Ceará (CDC), voltado à instalação e manutenção de acesso à internet em escolas e praças da sede, pelo sistema Wifi.
De imediato, fui verificar a relação dos municípios selecionados e lá não encontrei Nova Russas. Consta da relação alguns municípios vizinhos, tais como Crateús, Ipueiras, Tamboril e outros.
Será que estes projetos não são importantes para o Município? Se eles são de interesse, por que o Município não esta sendo selecionado? Por que estamos sendo excluídos, preteridos?
Todos os que leram os artigos que tenho escrito neste site sabem da preocupação que tenho neles externado com a estagnação econômica do município de Nova Russas. E, em princípio, imagino que a participação do Município em programas voltados à produção é importantíssima. Mas, como afirmei antes, não tenho informações suficientes para analisar os motivos que estão levando à exclusão do Município destes programas governamentais.
Deixo, entretanto, manifesto que tenho interesse em conhecer esses motivos e, se houver alguma dificuldade e se necessário, em colaborar para vencê-la.
Posso estar enganado, mas penso que Nova Russas está precisando da união de todos os seus filhos em torno de ações que possam ajudá-la a avançar. Pois, refletindo melhor, estou com uma grande dúvida: Nós estamos sendo excluídos ou estamos nos excluindo? E inclino-me para a conclusão de que nós estamos nos excluindo…

Fonte: http://www.vozativanoticias.com.br/?p=2258

Nenhum comentário:

Postar um comentário