domingo, 30 de junho de 2013

EMANCIPAÇÃO DO SUCESSO DIMINUIRÁ RECEITAS DE NOVA RUSSAS???

Ser independente é um direito de todos, já que a independência é um fluxo natural das coisas e que ao se desenvolver uma comunidade sempre almeja uma melhor qualidade de vida para a sociedade local. Logo, na qualidade de municipalista, vejo com entusiasmo a criação racional e responsável de novos municípios.
O Sucesso é hoje o distrito mais desenvolvido do município de Tamboril, e geograficamente fica situado numa passagem de bastante fluxo. O vilarejo se desenvolveu, e tem hoje serviços básicos que a priori atende aparentemente os requisitos primordiais para transformá-lo em município.
A emancipação do Sucesso atingiria diretamente a Nova Russas, pelo fato do mesmo morder no bom sentido, distritos de Nova Russas como Campos e Residência, que estão atrelados ao distrito Tamborilense. Onde de certa forma iria onerar os cofres do município de Nova Russas.
Estima-se que Nova Russas perca em média 6,5% do seu FPM e 15% de repasse de ICMS. Levando-se em consideração que Nova Russas recebe pouco mais de 16 milhões de FPM por ano, ira em tese ser retirado para o Sucesso uma cifra acima de 1 milhão de reais.  Já os repasses de ICMS seria rebaixados de Nova Russas cerca de 400 mil reais. Em síntese, SUCESSO TIRARIA EM MÉDIA CERCA DE UM MILHÃO E QUATROCENTOS MIL REAIS POR ANO DE NOVA RUSSAS. E isso acontece porque existirá ainda uma dependência das regiões desmembradas dos serviços mantidos pela antiga sede (Nova Russas), como saúde, educação e assistência social. Ao mesmo tempo, algumas responsabilidades passam a ser das novas cidades, como construção de escolas, postos de saúde, manutenção de estradas e pagamento de pessoal.
Como os recursos do FPM não aumentarão com a criação dos novos municípios, os valores destinados aos novos serão retirados dos demais. Os atuais critérios de rateio do FPM são muito criticados pelos especialistas. Para a divisão do montante considera-se um sistema de faixa de população que produz resultados, que em síntese, beneficia os municípios pequenos.
 
Casos de emancipação para atender anseios políticos também eram comuns a tempos atrás, basta ver o caso de Forquilha, que está geograficamente situada no meio do mapa de Sobral, e que ainda hoje á totalmente dependente da Princesa do Norte.
 
É preciso se analisar o caso e acima de tudo ver a viabilidade do negócio prosperar, pois se criar um município só para atender as vaidades politicas de poucos, pode colocar a vida de muitos em situação difícil.
 

Pensem nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário