quarta-feira, 12 de junho de 2013

ÓTIMA SUGESTÃO DE RÔMULO BEZERRA VIA FACEBOOK...

Fonte: Facebook

Prefeito Gonçalo Diogo, por que ao invés de asfalto o senhor não estuda a possibilidade de utilizar blocos intertravados? Veja só como nossa cidade ficaria muito mais bela e charmosa se nossas ruas tivessem esse tipo de pavimentação? Além de serem ecologicamente corretos, custo menor, alta durabilidade, beleza e excelente drenagem, a manutenção não exige mão de obra especializada, já que se trata de blocos de concreto intertravados que apenas são substituídos, não ficando aqueles terríveis remendos de asfalto, buracos nas ruas ou necessidade de empresa de usina asfáltica. Além do mais, poderíamos privilegiar fornecedores e mão de obra locais, fazendo a economia da cidade girar. Com certeza Nova Russas seria pioneira tornando-se "cartão postal" para outras cidades como o senhor tanto fala, sem falar que a alta estima da população seria outra. Asfalto é alto custo na obra e na manutenção! Pense nisso!
Facebook

Veja exemplo na matéria abaixo:

Barra do Quaraí, cidade agrícola na fronteira com o Uruguai (a 720 km de Porto Alegre), está perto de concluir a pavimentação de 25 mil m² de suas vias públicas com blocos intertravados de concreto. A expectativa é de que, até o final do próximo ano, a cidade possa estar toda pavimentada por essa técnica. A prefeitura investiu R$ 500 mil na nova pavimentação, e estuda agora a possibilidade de adotar a solução nos 32 mil m² de vias restantes.

Na decisão, estão sendo consideradas vantagens como o baixíssimo custo de manutenção, a superfície anti-derrapante e de alta luminosidade (economia de luz e portanto de energia) e a grande durabilidade desse pavimento. Apenas neste ano, cerca de 20 municípios gaúchos já aderiram ao pavimento intertravado. Também na região próxima a Barra do Quaraí, alguns municípios vêm demonstrando interesse nessa técnica. São eles: Uruguaiana, Bella Union (Uruguai) e Monte Caseros (Argentina).

COMENTÁRIO: Extremamente interessante a ideia, e bastante viável para Nova Russas. Dê sua opinião a respeito da idéia acima. Comente...


Um comentário:

  1. Achei extremamente feliz a idéia do Rômulo, tenho o mesmo pensamento a respeito do asfalto, muito poluidor, aumenta consideravelmente a temperatura por absorver muito luz devido a cor, estudos feito a respeito comprovam isso, vai deixar nossa cidade ainda mais quente do que já é, além da cara manutenção por não ter na cidade uma usina de asfalto, quanto for feito qualquer intervenção pelo serviço de água e esgôto vai ficar a boraqueira, ou ser tampado com cimento como já foi feito em épocas passada.Vamos cópiar o que é bom para todos e deixar o ruim de lado.

    ResponderExcluir