quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O TEMA HOJE É SEGURANÇA PÚBLICA...OU MELHOR: INSEGURANÇA PÚBLICA...

Ou poderíamos chamar também de DESEGURANÇA PÚBLICA, haja vista o caos em que nos encontramos neste aspecto. A sensação de prisioneiros de nós mesmos, é cada dia mais intensa, e temos isso por vários aspectos. As disparidades sociais, a busca incessante pelo acumulo de bens e patrimônio, as falhas politicas governamentais de segurança pública, os maus gastos do dinheiro público nessa área, os relapsos sistemas de recuperação prisional, enfim, a nossa insegurança é oriunda de um somatório de fatores... Conhecê-los é importante, mais é fundamental se buscar medidas emergenciais, a custos mais racionais e que tragam resultados mais práticos e concretos.
O Governo do Estado do Ceará, em seu primeiro ano, implementou uma promessa de campanha que foi o RONDA DO QUARTEIRÃO. O referido projeto tinha como propósito o patrulhamento de 3 km quadrados por cada viatura, bem equipada, treinada, e fazendo um policiamento preventivo e constante. Muito romântico no papel, mas sem praticidade alguma, isso não sei se pelo desconhecimento total do assunto, ou pelo pensamento retardado de se confundir o Ceará com os EUA... O fato mesmo, é que o Governador a de reconhecer que esse é um sistema falido por completo, sem previsibilidade alguma de funcionamento real, e principalmente, tem que ser reconhecido que muito se investiu em segurança, mais pouca coisa de fato foi alterada.
A criminalidade está solta, o RONDA é um programa falido, o Governo tem que ter a humildade de reconhecer isso, e mudar as estratégias de segurança do estado, pois enquanto não se reconhece que a Gestão Pública de Segurança do Governo Cid Gomes é um fracasso, vidas são tiradas, casas são arrombadas, bancos são assaltados, e cada dia nos tornamos mais prisioneiros do sistema. Vivemos fechados em nossos lares, com medo do crime, com um sentimento de insegurança que já a muito tempo tem crescido também em cidades pequenas como Nova Russas.
A competência da oferta de segurança em Nova Russas, não é do Prefeito, mais sim do Governador Cid Gomes, sendo que temos que cobrar também dos nossos representantes na Assembleia Legislativa que intercedam junto ao Governador. ONDE ESTÃO OS DEPUTADOS ESTADUAIS VOTADOS EM NOVA RUSSAS??? POR QUE NÃO SÃO CONVIDADOS PARA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS, POIS SÃO OS LEGITIMOS FISCAIS E COBRADORES DO GOVERNADOR??? O máximo que o prefeito pode fazer é ser um interlocutor das aflições, e este pode também reimplementar o PRÓ-CIDADANIA (Programa que auxilia a segurança pública), retirado do município de Nova Russas juntamente com o Ex-prefeito Marcos Alberto. Nova Russas não é caso isolado de insegurança, mais sim mais um na estatística crescente da violência que já migrou pro interior. É hora da população ir pra rua, reivindicar seus direitos, e se organizar e repudiar práticas politicas abomináveis como foi a gastança desordenada do Governo do Ceará com o RONDA.
Enfim, a lei natural da vida é esta: "Tudo o que nós plantamos hoje, colheremos amanhã." COMO DESCULPA, PODEMOS REFLETIR, E VER QUE ESCOLHEMOS ERRADO NO PASSADO... Mudar, nem sempre é a melhor solução... Cid e seu Ronda do Quarteirão, falido, ganhou a maioria da votação com a promessa falsa de acabar, ou mesmo diminuir a criminalidade. Mas o tempo é senhor das verdades, e o que vemos hoje, depois de quase 8 anos, é um clima de mais completa insegurança em cidades como Nova Russas.
 
Saibamos agora em 2014, ré escolher nossos representantes, ter proximidade com eles, e reivindicar deles nas esferas competentes o que mais nos afligem...

Um comentário:

  1. Caro Jesus, não posso deixar de concordar com sua matéria, o tema hoje recorrente no Brasil e falta de segurança, antigamente as pesquisas apontavam a fome o desemprego com sendo o que mais a população reclamava, hoje é a questão da segurança, o pior de tudo é que está generalizada no campo nas pequenas cidades, a insegurança campeia em todos os recantos desse país. E o ceará se destaca como um dos piores índices do Brasil, enquanto a Bahia diminui os índices nós duplicamos. O mais revoltante é você ver deputado que devia defender o povo que o elegeu, vai para imprensa para defender o governador que está sendo acusado de gastar milhões com bufert (chamada farra do caviar), num estado pobre como o nosso. Hoje estamos vivendo uma verdadeira tragedia, a droga e a violência tomando conta de tudo, e fica um bando de incompetente dando descupas esfarrapadas para justificar sua inoperança diante do povo. Qual será o mote da próxima campanha? prometendo tudo e fazendo nada. Zé Alberto

    ResponderExcluir