domingo, 22 de setembro de 2013

ALÔ GESTOR PÚBLICO DE NOVA RUSSAS: TCM ESTÁ FAZENDO O CADASTRAMENTO DE OBRAS PARALISADAS OU INACABADAS



OS JURISDICIONADOS DEVEM INFORMAR ATRAVÉS DE FORMULÁRIO ESPECÍFICO AS OBRAS PARALISADAS OU INACABADAS NOS MUNICÍPIOS

As obras públicas são as ações mais visíveis da administração pública diante da sociedade e a sua realização é, em geral, condição necessária para a ampliação da capacidade de atendimento à população e para a melhoria da qualidade na prestação de serviços públicos.
Considerando a escassez de recursos e a necessidade permanente de seleção de prioridades entre tantas demandas, a obra paralisada ou inacabada representa um prejuízo grave à sociedade porque, além do bem não estar disponível para o atendimento das necessidades da comunidade, o recurso público aplicado deixou de ser investido em outra ação.
Diante da problemática exposta e visando o aprimoramento da gestão pública municipal com a minimização dos prejuízos causados pelas paralisações e inexecução total das obras, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, nomeou comissão especial de engenheiros com o objetivo de realizar um inventário das obras paralisadas ou inacabadas nos diversos municípios cearenses. Este cadastramento é a primeira fase de um Plano Técnico para fiscalização, que contempla ainda uma posterior fase de Auditoria, objetivando analisar os reais prejuízos, bem como motivos das paralisações.
Classifica-se como obra paralisada ou inacabada toda obra cuja execução esteja suspensa, independentemente do tempo e etapa de paralisação, bem como obra já concluída, mas sem utilização até a data final de referência do cadastro.
O TCM-CE, nos termos do ofício circular n° 17/2013, encaminhado aos 184(cento e oitenta e quatro) municípios cearenses, solicitou que seja realizado o cadastro das obras públicas que estão paralisadas ou inacabadas em seus municípios, devendo em seguida ser encaminhado a esta Corte de Contas.
O formulário de Cadastro foi disponibilizado juntamente ao ofício enviado e, também, está disponível no link:
Caso o Município não contenha nenhuma obra paralisada ou inacabada, a referida situação deverá ser informada ao TCM-CE.
Para maiores informações, favor manter contato através do telefone (85) 3218 1807

Nenhum comentário:

Postar um comentário