PASSAGEM
DE VOLTA: CRATEÚS a NOVA RUSSAS – 60Km – R$ 23,00
CUSTO
MENSAL COM COMBUSTÍVEL – 120Km – R$ 1.012,00
Mais uma evidencia de que a educação
com respeito e qualidade não é prioridade para a atual gestão pública do
município de Nova Russas; não obstante, a falta de cumprimento da Lei Federal
que determina o piso salarial aos professores de todo país suportados pela Lei
de Diretrizes e Bases da educação brasileira (LDB) desde janeiro do corrente
ano e ainda a falta de pagamento de salários atrasados deixados por chefes do
Poder Executivo local que também não tiveram compromisso com os servidores
públicos municipais. Por conseguinte, a atual gestão representada pelo chefe do
Poder Executivo, especialmente na execução das diretrizes direcionadas e
competentes da Secretaria de Educação do município vem descumprindo,
principalmente os itens 06, 08 e 10 da sua própria Proposta de Governo quando ainda candidato ao cargo que atualmente
ocupa; senão vejamos referidas propostas devidamente registradas no Superior
Tribunal Eleitoral (STE) à época mencionada anteriormente:
PROPOSTAS
PARA A EDUCAÇÃO DE NOVA RUSSAS:
ITEM
06 – Valorização da Classe de
Professores (não pagamento do piso salarial e salários atrasados);
ITEM
08 – Melhoria da qualidade do ensino
através das avaliações de larga escala e inserção da educação contextualizada (contratos temporários em
detrimento de cargos efetivos através de concurso público);
ITEM
10 – Adequação da rede de transporte
escolar às normas legais exigidas no país (alunos carregados em paus de
araras a olho nu);
Por isso caros leitores é que eu,
particularmente falando, não acredito na grande maioria dos políticos e
politiqueiros do nosso país, em especial, do nosso município, preferindo
acreditar na Ciência Contábil à fala de gestores públicos contraditórios.
Portanto quero aqui externar esse meu sentimento de indignação conjuntamente
com os de vocês também, os quais talvez tenham efeito a médio e longo prazo,
pois político sem compromisso com suas próprias palavras e propostas não se
deve acreditar, visto que suas contradições imperam sobre suas próprias falas e
comportamentos. Como se poderá valorizar a educação do município, se na hora de
fazê-lo se tem uma resposta por parte da atual gestão totalmente em contra ponto
com a sua própria proposta de governo apresentada ao povo durante o pleito
eleitoral? Como se pode ter uma educação de qualidade sem valorizar a
competência em detrimento dos contratos por “peixadas e tubarões”? Enfim, como
se pode ter uma educação de qualidade sem o cumprimento mínimo oportuno de
propostas de governo feita apenas para cumprir com a determinação das normas
eleitorais que, por sinal, muito falhas em vários pontos; dentre eles, a não
obrigatoriedade da proposta apresentada para com sua aplicabilidade prática,
caso o político concorrente do pleito seja eleito. Fato concreto e que está
acontecendo no município de Nova Russas e, talvez, em outros também, pois o que
se foi apresentado como proposta nos palanques eleitoreiros da ultima campanha
municipal que houve não está sendo cumprido de fato pela atual gestão que ai se
encontra, principalmente, como já expresso anteriormente, os itens 06, 08 e 10. Uma proposta de governo
aparentemente feita às mãos das pressas e do recheio das velhas e conhecidas
promessas. Propostas muitas delas sem nexo com a fiel realidade cotidiana,
econômica e social do nosso povo. Propostas travadas por visíveis acordos
políticos que começam a se debruçarem e aparecerem em períodos pós campanha; quando
na realidade o que tem valia prática é simplesmente os conchaves entre compadres e comadres políticos que não deixam de
permear sempre contrapondo a ambição do nosso povo por uma melhor educação, o
anseio coletivo e não somente o desejo individual de cada agente público em
prol de seus interesses por menores e individualistas.
Como poderá o município de Nova
Russas um dia sonhar com uma melhor educação se o próprio ente federado o qual
tem o poder constituído e a real capacidade financeira de ajudar seus munícipes,
principalmente os estudantes de nível superior que buscam cotidianamente o
desenvolvimento de suas técnicas futuras pertinentes para servir, quem sabe, ao
seu próprio povo em um futuro tão breve? - É o que desejo! Estudantes esses que
se deslocam de segunda a sexta feira sempre na ambição intelectual e legítima
para aperfeiçoarem suas capacidades subjetivas e talvez servirem ao próprio
município onde os mesmos o consideram como sua região natural. Que legislação é essa que não se
apresenta ao conhecimento público ou se exista, porque não tem valia aos
municípios que valorizam seus estudantes que necessitam de transporte gratuito
intermunicipal como é o caso dos municípios de Tamboril, Novo Oriente, Ipaporanga, Independência,
dentre muitos outros que cumprem seu papel de regulador social e valoriza o
estudante que necessita desse deslocamento (OBSERVE AS FOTOGRAFIAS À CIMA). Por
que referida legislação não é apresentada publicamente contrariando o óbvio e
evidente, quando se depara apenas aparentemente com a falta de compromisso e
vontade da atual gestão do município!? Se a legislação tem aplicabilidade nos
municípios circunvizinhos à cidade de Crateús, porque também não atinge esse,
visto que o mesmo é localizado geograficamente na mesma região? Por que o
município não mostra claramente, objetivamente, publicamente e
transparentemente quanto em termos reais existe de saldo financeiro (extratos bancários) nas contas públicas do Fundeb
e suas dotações orçamentárias, FPM e as quase 80 contas públicas correntes que percebem recursos públicos
oriundos de transferências voluntárias ou constitucionais? Atitude essa
que, se tomada unilateralmente por parte do Poder Público Executivo Municipal,
tornará o povo e a classe estudantil crentes veementemente da palavra do gestor
e não simplesmente em sua falácia, na tentativa de subestimar a inteligência do
povo e principalmente da classe estudantil genericamente falando, visto que a
própria escrituração contábil do município mostra e aponta claramente que o
município está trabalhando com Superávit
Primário (saldo positivo de recursos públicos) a cada período de apuração
correspondente ao mês deixando para trás e “na poeira” os investimentos
prioritários citados anteriormente e objetos desse comentário compartilhado com
vocês leitores, estudantes e profissionais da educação que tenham o
discernimento entre o que deveria ser prioridade e secundário do ponto de vista
da Administração Pública Municipal de Nova Russas no que se refere oportunamente
a mais um apelo individual, porém com intuito coletivo para com a real
necessidade da presença do Estado representada pelo Poder Público municipal
para fazer valer os direitos dos estudantes; cidadãos esses que pagam seus
impostos e que seus direitos são garantidos subsidiariamente pela Constituição
da República Federativa do Brasil no que se refere ao transporte público
gratuito e de qualidade para os estudantes que caminham incansavelmente e
diariamente na vereda de ida e de volta à cidade de Crateús em busca de um
simples mais louvável e certo futuro melhor para si, suas famílias, seu povo e
sua cidade natal chamada Nova Russas.
Nova
Russas, 09 de setembro de 2013
Mário Henrique
Contador / Cidadão
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