quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PENSAMENTO DO INTELECTUAL ARETON SOUSA...

AOS AMIGOS COM QUEM DIVERGIMOS DEMOCRATICAMENTE.
Antes de tudo devo lembrar que, como membro de uma família de políticos, nada mais justificável do que acompanhá-la ideológica e politicamente. Entretanto, não é o que ocorre, uma vez que “eles” acompanham os governos estadual e federal, enquanto tenho posição contrária, não por qualquer divergência pessoal, mas ideológica.
Minha divergência não é d...
e ideologia política, afinal, é uma missão quase impossível estabelecer qual é a política ideal neste conturbado mundo dividido entre os autodenominados capitalista e socialista, para não usar a expressão “neoliberalismo” e a utopia “comunismo”. Tenho como pensamento diferente princípios morais desprezados por todos os políticos de qualquer partido ou grupo que têm em comum um único princípio; o resultado eleitoral.
Não consigo aceitar como normal mensalões do PSDB ou do PT; são igualmente criminosos e condenáveis. Mas para nos situarmos no ponto mais polêmico do momento, irei declinar minha visão sobre o programa Mais Médicos que a meu ver converge exatamente para o ponto principal deste texto: as eleições do ano que vem.
A transitoriedade do programa, – outro pretexto para não os submeterem ao Revalida - difentemente da justificativa de que é em função da necessidade urgente de profissionais, nada mais é do que uma desculpa, uma vez que vídeos divulgados na internet mostram que desde o início do goveno do PT jovens foram selecionados pelo MST e enviados a Cuba para cursarem medicina e, segundo declaração de alguns, retornarem ao país para contribuirem (leia-se retribuirem) com conhecimentos médicos e “sociais” adquiridos na ilha.
Chama a atenção dos especialistas em direito trabalhista o fato dos médicos serem contratados sob a égide das leis cubanas, inclusive a própria remuneração efetuada por eles. Outro fato que salta aos olhos de qualquer leigo é o questionamento sobre a possibilidade dos médicos estrangeiros poderem pedir ou não asilo ao País. O Ministro da Saúde fez questão de esclarecer que podem sim, entretanto é bom lembrar dois casos já consumados envolvendo o italiano Cesare Battisti e os pugilistas cubanos que tiveram tratamentos totalmente diferenciados.
Na minha modesta opinião, não trata-se de uma correção de rumos, mas um oportunismo. Se realmente tinham a intenção de cuidar da saúde do povo, por que não investiram em faculdades, não só de medicina, mas de todas as áreas, pois é sabido que somos carentes de profissionais em todos os campos de atividade profissional.
Ao final, como a prática já está demonstrando, só ficarão no programa aqueles brasileiros a que me referi, enviados pelo MST, consumando-se, desta forma, o principal objetivo do governo que é trazer de volta estes brasileiros, agradecidos pela oportunidade que jamais teriam de cursar uma faculdade tão importante, não fosse assim. Daí, a gratidão, aliada ao vínculo com o movimento social torna estes novos profissionais perfeitos aliados na campanha do ano vindouro.
 
Areton Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário