domingo, 15 de setembro de 2013

NOVA RUSSAS: QUER SER UM COMERCIANTE BEM SUCEDIDO??



COMBINE ANTES COM O PREFEITO!!
O MAIOR MEDO DO RICO É O CONHECIMENTO DO POBRE! POR ISSO, ESTUDEM!

                 É por isso que admiro a boa prática e técnica apurada da Ciência Contábil! Talvez tenha eu uma visão mais “apaixonante” do que os demais estranhos a essa área específica das Ciências Sociais, da qual faz parte a contabilidade; porém não quer dizer que as informações colhidas e estudadas por essa técnica científica esteja longe da vida cotidiana das pessoas. No município de Nova Russas, mais uma vez de maneira especial, a Ciência Contábil juntamente com o olhar apurado de um bom profissional da área pode ajudar bastante a se entender o ciclo econômico dos maiores comerciantes e empresários da cidade. Diria até que o sucesso de um depende do apoio e clientelismo do poder público muitas vezes e, tudo se inicia no apoio político em campanhas eleitoreiras, longe de serem eleitorais, pois o que se prevalece muitas vezes é a força da “grana” e a capacidade de investimento dos acionistas eleitorais, tendo o voto popular como o título de crédito mais rentável para determinada prática covarde diante dos menos favorecidos em termos financeiros e de informações.
                 Sim, mas aonde quero chegar juntamente com você caro leitor? Quero orientar-lhe que se tiver pensando em colocar um comércio ou ser um verdadeiro empreendedor na cidade de Nova Russas, deverá ter o pleno conhecimento do ciclo eleitoreiro em difusão com a prática comercial submetida por muitos empresários bem sucedidos na cidade, visto que, se observamos o passado, o pretérito e o futuro bem próximo de nós, veremos que os pólos recheados de jogo de interesse se difundem quando até mesmo se misturam em busca de rentabilidades sem precedentes entre o apoio em campanhas eleitorais em detrimento de um conchave pré combinado entre o candidato e o apoiador financeiro de suas campanha denominado empresário ou comerciante, como assim queiram chamar. Esse comportamento do toma lá dá cá é perfeitamente visível e entendível quando se observa diante de um aspecto geral os vencedores de certames licitatórios na cidade de Nova Russas. Diria que é um verdadeiro conchave entre as comadres do poder e os compadres do comércio. Não desmerecendo em nenhum momento o trabalho de toda a classe, mas é porque explicitamente o princípio constitucional da isonomia é mais uma vez aplicado “de fachada”. Como pode apenas os apoiadores de campanhas eleitoreiras, somente os mesmos, sempre e sempre, serem vencedores de certames e contratos públicos afim de que sempre os mesmos possam ofertar seus produtos e serviços ao poder público executivo e legislativo local sem que haja pelo menos uma intercalação, ainda que tímida, da oportunidade entre o grande, o médio e o pequeno comerciante, tornando os primeiros cada vez mais poderosos diante, simplesmente, de velhas práticas praticadas em nosso município no que diz respeito ao “troca troca” de favores políticos respaldados em apoios eleitoreiros que têm sempre como conseqüência o conchave em processos licitatórios onde o ganhador é sempre o apoiador de campanhas das mais remotas as mais presentes. Isso talvez demonstre a incapacidade empresarial de alguns que se dizem o “stopim” empresarial da cidade, visto que, seus caminhos são, na grande maioria, sempre os mesmos, só mudando, portanto a forma oportuna de fazer comércio. Tendo o poder público como verdadeiro protagonista desses repetidos episódios estimulando a concentração de renda e o crescimento populacional sem o real desenvolvimento; pois concentração de renda não alavanca o segundo, mas sim “massacra” o pequeno!
                   É visível e notório que quase em todas as gestões municipais de Nova Russas as práticas de conchaves e troca de favores entre gestor eleito e a elite da classe empresarial do município sempre são as privilegiadas, claro e evidente pelo poder financeiro e econômico que as mesmas detêm em suas mãos, os quais já conseguiram abarganhar em repetidos momentos sinônimos, desprovendo o menor da capacidade de participação isonômica diante de certames muitas vezes já pré determinados, tornando assim cada vez maior a concentração de renda nos empresários oportunistas que sempre têm seu início, repito, em campanhas eleitoreiras e posteriormente seus comportamentos sempre se extrapolam nos portais da transparência dos órgãos públicos que demonstram claramente o conchave da época com a realidade de hoje; sempre os mesmos vendendo e dominando a economia local em parceria, sei lá como, com o poder público local, todo tipo de material que se possam imaginar, entre eles, brinquedos, material escolar, serviços de hospedagem, matéria de construção, pães e massas em geral, bufês, aluguéis de veículos, eletroeletrônicos, alugueis de imóveis para alocação de órgãos públicos municipais com preços fora da realidade econômica do município nesse nicho de mercado, familiares, parentes e amigos próximos imbuídos da empregabilidade em detrimento da capacidade de muitos e do alto índice de desemprego em nosso município e, mais outros milhares de produtos e serviços não citados que fazem parte da sua imaginação. Afinal, se você quer ser realmente bem sucedido na área do comércio no município de Nova Russas, antes, fale com a gestão municipal. E bem antes para que outros, ou melhor, sempre os mesmos não cheguem primeiro!

Nova Russas, 14 de setembro de 2013

Mário Henrique
Contador

Nenhum comentário:

Postar um comentário