quinta-feira, 26 de setembro de 2013

NOTA DA REDE SUSTENTABILIDADE SOBRE PARECER DA PROCURADORIA GERAL ELEITORAL...



A Rede Sustentabilidade esclarece que o parecer do vice procurador-geral Eleitoral Eugênio Aragão se refere à primeira petição protocolada no Tribunal Superior Eleitoral e não considera as novas certidões juntadas ao processo nesta semana.

Ainda, a contabilização das certidões solicitada pelo Ministério Público é parte do processo. Cabe, agora, esperar o pronunciamento da relatora Laurita Vaz em relação ao pedido.

Reafirmamos que a #rede cumpriu com todas as exigências da legislação eleitoral. Desde fevereiro, foram coletadas mais de 910 mil assinaturas de apoio de eleitores em todas as unidades da federação. Dessas, 660 mil foram enviadas aos cartórios – quase 35% a mais que o mínimo necessário. Além disso, todas as unidades da federação atingiram número mínimo de assinaturas, quando a lei exige que isso seja feito em nove estados. Esses números deixam claro o caráter nacional da Rede Sustentabilidade.

Na última quinta-feira, a #rede anexou ao processo de criação do partido junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mais 136 mil assinaturas de apoio certificadas por mais de 1800 cartórios eleitorais em todo o país. Somadas às 304 mil entregues no dia 26 de agosto, a #rede chega ao número de 440 mil assinaturas validadas.

Há, ainda, 130 mil assinaturas invalidadas sem fundamento legal - muitas delas foram devolvidas pela impossibilidade de conferência resultantes do sistema falho adotado para conferência de assinaturas pela Justiça Eleitoral. Dentre outros problemas, há o fato dos cartórios eleitorais descartarem após cinco anos a assinatura original do eleitor no registro eleitoral, e os altos índices de abstenção nas últimas eleições (superior a 16%), que impedem a comparação com os cadernos de votação. Outras 80 mil ainda aguardam análise nos cartórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário